Fazer arte no Brasil é correr atrás, matar e cozinhar um leão por minuto. Vivemos da arte de sobreviver. Criamos da lama. Plantamos no asfalto. Colhemos do sacrifício. Sonhamos para dormir. Levantamos para suar. Muitas vezes dormindo sem esperança e acordando cheio dela. Alimentando-nos de promessa. Buscando inspiração nos gabinetes públicos e privados. Patrocínio. Palavra mágica tão distante. Caçando ideias nas calçadas, nos bares - onde afogamos mágoas infinitas - , nos ônibus e metrô. Vendendo ideias àqueles que nem sempre entendem de sonhos. (...)
De traquinagem em traquinagem, essa legião de "arteiros" vai traçando o perfil das cidadãs e cidadãos que nascem nesse país.
Artista mineiro lança CD e DVD na Sala Funarte Sidney Miller com preços populares
Em seus 35 anos de carreira, Mauricio Tizumba fez um percurso de grande relevância para as artes e a cultura afro-brasileira, divulgando o congado mineiro (manifestação religiosa com mais de três séculos de existência) e mostrando a sua importância e presença na identidade do nosso povo.
Sua trajetória marca também a luta e a conquista de ampliar o acesso à cultura em Minas Gerais, democratizando a arte a todas as classes e grupos sociais. Seus trabalhos sempre buscaram as ruas, praças e povo, com o objetivo claro de sensibilização para a arte, para a cultura negra e cultura em geral. Cantando em todas as cores, tamanhos e regiões.
Acompanhado pelo trio com o qual se apresenta há cerca de dez anos, formado pelas cantoras e percussionistas Raquel Coutinho, Beth Leivas e Danuza Menezes, Tizumba apresentará o repertório de seu novo trabalho o CD e DVD “Mauricio Tizumba no Mercado”, gravado ao vivo no Mercado Distrital do Cruzeiro em Belo Horizonte. São canções que passeiam pelos seus 35 anos de carreira, remetem ao primeiro LP “Caras e Caretas” (1991), como “Camelô de Farol”, canções extraídas do congado e da folia de reis, sucessos dos discos “África Gerais” (1996) e “Mozambique” (2003) como “Sá Rainha” e “Maurice a Paris”, além de canções inéditas e composições de Sérgio Pererê, Pereira da Viola e Vander Lee.
A convite do IBRIT (Instituto Brasil Itália), Mauricio Tizumba e Trio se apresentaram em Milão dentro do evento "Orumila Zumbi". Representando o estado de Minas Gerais, fizeram parte do grupo de artistas selecionados para se apresentarem na França onde se comemorou o “Ano do Brasil na França”. Dividiram o palco com Milton Nascimento no show Tambores de Minas em Nova Yorque. O show também foi apresentado na Alemanha (Copa da Cultura) durante a 18ª edição da Popkomm, uma das maiores feiras de música da Europa.
Serviço:
Maurício Tizumba e Trio
Artista mineiro lança CD e DVD na Sala Funarte Sidney Miller.